Morada, em homenagem ao poema “Morada” de Inês Lourenço (in Casa, edição ‘do lado esquerdo’, 2016) , dito por Sofia Lourenço. Seleção de Poemas: "Relógio de Pulso", de Ron Padgett; "Um sábado", de Jorge Luis Borges; "Três ovos", de Maria Celiza; "Quarto solitário", de Alejandra Pizarnik; haiku, de Matsuo Bashô; "Haiku", de Ron Padgett; "EN13", de Andreia C. Faria.
0 Comentários
Esta coluna pretende estabelecer um diálogo entre a Poesia e as Artes Visuais, recorrendo a técnicas de colagem para a interpretação visual de poemas (ou excertos de poemas) de autores lusófonos. Colagem 1:
António Pina, Manuel; Todas as Palavras - Poesia Reunida, Lisboa, Assírio & Alvim, 2018, p. 288. Colagem 2: Correia, Natália; Sonetos Românticos, Lisboa, Dom Quixote, 2010, p. 29. Colagem 3: Dias, Inês; in Resumo - a poesia em 2012 (coord. Jorge Guerra e Paz; Manuel Rosa), Lisboa, Documenta, 2013, p. 96. Quando o meu avô adormecia
ele entrava num mundo de savanas e cânticos onde os mortos caminhavam protegendo os vivos onde as pessoas se sentavam, os corpos serenos, sem se lançarem no vazio do futuro mas deixando que o tempo os procurasse onde boi assado era comido como alimento dos mortos e ramos espinhosos eram amontoados sobre os túmulos para afastar as bruxas. De pé, o Avô Butler não se lembrava do sonho nem mesmo quando as chuvas pesadas chegavam e ele e os outros se abrigavam nas casas chocados com as pequenas crianças brancas que saltitavam na lama recusando devolver o mundo aos deuses que desejavam trabalhar imperturbados. (Abril 1990) podem ler aqui o poema original de Marcella Taylor African Child pode uma casa sentir ciúmes? pra sapho ter ciúmes é se aproximar de DEUS, o grande ciumento, que quando vai ocupar o coração de alguém odeia quando já tem gente e expulsa a própria pessoa como se ordenasse SAIA DE SI. uma casa finge barulhos pra fazer ciúmes o porteiro do condomínio diz quando passamos de carro: escuto às vezes quando vocês ficam um tempo sem aparecer um bebê chorando ou um jantar feliz em fa corto o porteiro, preciso embarcar as 03:80 pra portugal não tenho tempo de lidar com uma casa ciumenta. não mesmo. na edícula ninguém grita com ninguém, é só a casa exagerando de novo. um menino com corte coco chanel não vai sair dali pra me ajudar com o casaco de meia estaçao que é preciso para enfrentar a primavera portuguesa. eu to sozinha nessa. o que são todos esses snacks enfiados nos compartimentos menores das malas? a casa voltou a cozinhar? jogo tudo no chão, já disse que não gosto de picles no meu sanduíche. não encontro o desodorante roll-on, vou sem mesmo. zelos em grego antigo significa: quero empobrecer ao seu lado. o amor divino de uma casa te desafia a deixar tudo para trás "cidade eu to chegando verônica" integrará o próximo livro de Julia Raiz, cidade menor, que, em paráfrase da conta de instagram da autora, é um livro sobre voltar pra casa da infância, sobre fronteiras, tradução e violência.
Recorde-se que a autora publicou já Diário: A mulher e o Cavalo (Contraventro Editorial) e p/vc (Editora 7 Letras). Berith No aguçado acabamento de Babel casar o som com a pedra e a pedra com o vento e assobiar à noite, sem medo pois se o que os velhos dizem for certo e o diabo aparecer há de gostar de ouvir sonetos. * MCV Noir À campa do Gigante um tiro e o céu rasgado ao meio. Entre duas mil fogueiras sou a minha própria peste e rio. todos rimos afinal o que importa pode não ser o leite azedo mas falar de mãos e boca esculpir com a língua a Beleza do Só. * Aureliano Triste dirige-se aos habitantes de Macondo Não vejo poro em que o vapor não passe: a boca sabe-me a ferro e falo a língua das máquinas. O Homem reduzido a parco solo quando o que de mim ecoa é um puro e concertado contínuo mastigar do Tempo. As fornalhas rugem as rugas adensam um fogo primal ébrio triunfo em rubras lascas a cada milha cravada na carne e exclamo Eu sou a minha seiva negra cuspida em arco-íris duro e cinzento. Nasci para cantar os Ferros pela união dos áridos cornos rasgando o verde azul e manso corpo de deus. |
Histórico
Novembro 2021
|
Proudly powered by Weebly